Quando o assunto é decoração e conforto, os tapetes são grandes aliados. Acessório indispensável de diversos lares e ambientes profissionais, eles são muito versáteis, graças à grande variedade de modelos e tamanhos. Se você já tem o seu tapete ideal, ou mais de um, certamente chegou até aqui querendo saber mais sobre como cuidar melhor e fazer a limpeza de tapetes mais adequada. Acertamos? Se a resposta é sim, prepare-se para anotar todas as dicas!
Além de trazer mais beleza e estilo para um ambiente, os tapetes possuem diversos benefícios. Eles podem:
- contribuir para o controle térmico do espaço;
- dar uma sensação de conforto e aconchego;
- deixar o ambiente mais parecido com o seu estilo pessoal, seja ele elegante ou mais despojado;
- proteger o piso;
- delimitar espaços;
- abafar ruídos, principalmente em apartamentos;
- dar mais segurança, no caso de tapetes de alta aderência ao chão, evitando escorregões e tropeços.
Não faltam motivos para você cuidar cada vez mais deles e valorizar a limpeza de tapetes, não é mesmo? Higienizá-los com frequência é muito importante para manter não só o seu aspecto visual, mas para também evitar o acúmulo de pó, manchas e mau odor. Nesse guia definitivo sobre limpeza de tapetes você vai encontrar 12 dicas recomendadas por profissionais, ideais para o dia a dia. Com esses cuidados essenciais você terá um tapete novo por anos!
12 dicas definitivas para uma limpeza de tapetes adequada
- Passe o aspirador de pó uma vez por semana
Essa é uma das dicas mais básicas para uma limpeza de tapetes adequada no dia a dia. O ideal é passar o aspirador de pó uma vez por semana para remover o máximo de acúmulo de pó e sujeira. Procure passar sempre com delicadeza para preservar o aspecto e a boa aparência do seu tapete e tenha atenção para não usar o aspirador sujo, uma vez que ele certamente será utilizado em outras partes da casa.
Para evitar o repasse de sujeira, limpe a superfície do aspirador que vai entrar em contato com o tapete. Um pano com água ou detergente neutro já é suficiente para limpá-lo. Não use produtos que podem acabar danificando o tapete.
- Evite utilizar vassouras para a limpeza de tapetes
A vassoura, além de não ser muito eficiente para a remoção de sujeiras no caso dos tapetes, pode acabar agredindo os fios e acelerar o processo de envelhecimento, principalmente as vassouras mais duras. Se possível, dê preferência para o aspirador de pó. Caso não tenha um, procure utilizar vassouras mais macias.
- No caso de manchas, passe um pano branco com detergente neutro e esfregue apenas no local
Os tapetes não estão protegidos das temidas manchas. Acidentes ou descuidos no dia a dia podem deixar o tapete manchado. Nesses casos, procure passar um pano branco com detergente neutro e esfregue apenas no local.
Se for passar um pano mais úmido com detergente neutro, é importante deixar o tapete arejar bem para secar. Se as manchas forem mais difíceis de remover, procure uma empresa profissional de lavagem de tapetes.
- Saiba o que fazer com xixi de pets ou quando derrubarem líquidos no tapete
O xixi do pet vai acabar infiltrando no tapete, mais do que outros líquidos. O que pode ser feito na hora, para ambos os casos, é passar um pano úmido com detergente neutro e depois aplicar o neutralizador de odores para tecido. O ideal é fazer uma lavação profissional depois, para deixar o tapete limpo e cheiroso novamente.
- Utilize um neutralizador de odores para tecido
O ideal depois da limpeza caseira, para eliminar ou evitar o mau odor, é sempre passar um neutralizador de odores para tecido e deixar arejar antes de voltar o tapete ao seu lugar. Você vai encontrar para comprar em supermercados ou lojas de produtos de limpeza.
- Nunca exagere na água
Pode parecer estranho, mas na limpeza de tapetes caseira, a água não é uma boa opção, principalmente se você não possui um espaço para deixar o tapete arejar e secar bem. Se o tapete demorar muito para secar, ele pode entrar em processo de apodrecimento das telas e dos fios. Além disso, se você colocar o tapete no seu lugar ainda úmido, ele pode ficar com aquele cheiro de “cachorro molhado” com o passar dos dias.
- Tenha cuidado com dicas caseiras milagrosas
A limpeza caseira é mais simples do que se pode imaginar. Assim como não tem mistério, não existe milagre! É muito fácil encontrar dicas caseiras para limpar os tapetes, mas é preciso ter atenção e cuidado. Alguns produtos são grandes vilões na limpeza caseira de tapetes se usados de maneira recorrente.
O álcool, por exemplo, pode desbotar os fios com o passar do tempo, conforme a frequência que é utilizado. Quanto mais você passar, mais rápido vai desbotar. Já o vinagre e o Vanish alteram o pH dos fios. Os sinais esbranquiçados que eles podem deixar revelam que os fios estão enfraquecendo. Além disso, eles podem deixar resíduos que ficam agindo e danificando os fios do tapete. Consequência: eles ficam mais sensíveis e podem endurecer. Você não quer perder a boa aparência e o conforto do seu tapete, né?
Mais de 90% das pessoas cometem algum desses erros ao tentar fazer a limpeza em casa, quando na verdade estão danificando os tapetes lentamente. A limpeza básica é muito mais eficiente e delicada para o dia a dia.
- Evite colocar diretamente no sol para secar ou arejar
A secagem dos tapetes é importante, assim como deixá-los arejados por um tempo, mas evite colocá-los diretamente ao sol. Durante a secagem, o sol pode endurecer os fios. Prefira uma iluminação solar indireta ou na sombra em um local arejado.
- Não deixe a sujeira acumular
As chances de remover manchas e o mau odor de tapetes aumentam se você não deixar a sujeira impregnar e acumular. A mancha que já está no tapete por 6 meses é muito diferente de uma mancha que ficou por poucos dias e logo foi para uma lavagem profissional.
Por isso, quando você perceber manchas no tapete, ou logo depois que o seu pet fizer xixi ou assim que alguém derramar uma taça de vinho, procure “enfraquecer” a mancha com pano úmido e detergente neutro no local e leve para uma lavação profissional assim que puder.
- Quando possível, evite os calçados
Se você está procurando saber mais sobre a limpeza dos tapetes da sua casa, essa dica pode ser bem interessante e viável. Evitar os calçados é uma maneira de não trazer o acúmulo de pó e sujeira da rua para a sua casa e o seu tapete. Procure pisar no tapete descalço ou com meias. Nem sempre é possível, principalmente se você não quer fazer seus convidados tirarem os sapatos, mas em momentos mais particulares, com só você em casa e sua família, por exemplo, é uma medida que pode ajudar na manutenção e preservação do seu tapete.
- Faça uma limpeza personalizada e profissional a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano
Existe um jeito certo de limpar o tapete em casa, como você leu nas dicas anteriores. Mas não tem jeito: limpeza caseira é diferente de uma profissional e personalizada. Quando passamos o aspirador, por exemplo, não conseguimos chegar na tela do tapete e ele acaba não ficando realmente limpo com o passar do tempo. Por isso, o indicado é fazer uma limpeza personalizada a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano.
Além de evitar o acúmulo de pó, ácaros, fungos e mofo – um perigo para a sua saúde e das pessoas que convivem com você, principalmente para quem sofre de alergias – o seu tapete volta limpinho e com um aspecto muito mais bonito.
- Escolha uma empresa de confiança para a limpeza de tapetes
Assim como você pode cometer erros de limpeza de tapetes em casa, algumas empresas podem não ser as mais indicadas para esse serviço. Antes de contratar, procure saber como funciona o processo de lavagem e o que a empresa pode fazer pelo seu tapete.
Procure por depoimentos de clientes para ajudar na sua avaliação. É importante também não acreditar em milagres: escolha uma empresa séria e de confiança e que seja muito sincera sobre as condições do seu tapete e sobre os resultados esperados da lavagem.
Nós da Matserv trabalhamos com uma limpeza de tapetes profissional e personalizada. Estamos no mercado há 12 anos e prezamos pelos detalhes e pelo cuidado especial com cada tapete.
A limpeza oferecida pela IMPER possui 6 etapas, que inclui desde a remoção completa de poeira, até a secagem do tapete. Você merece receber o seu tapete limpo e agradável novamente, dando ao espaço um ar de renovação e aquela gostosa sensação de conforto e bem estar!